Com ouro duplo e o cinturão da superluta, Davi Fidelis brilha no Brasileiro Master da CBJJD
FJJD RIO • October 13, 2021
A temporada do Circuito Rio Mineirinho teve um desfecho no mais alto nível com a realização do Campeonato Brasileiro de Master da Confederação Brasileira de Jiu-Jitsu Desportivo, a CBJJD. A competição – mais uma vez – teve chancela do CBME (Comitê Brasileiro do Esporte Master) e foi realizada no Velódromo do Parque Olímpico, no Rio de Janeiro, durante o domingo (12).
Quem roubou a cena foi o atleta Davi Fidelis, da Pitbull de Teresópolis, na Região Serrana do Rio. O faixa-preta faturou ouro duplo no master 1, além disso, também venceu a superluta do Desafio Brasil Master contra Jonhton Monteiro. Além das medalhas, também faturou um cinturão.
As superlutas também chamaram atenção com disputas eletrizantes nos tatames da CBJJD. Além do triunfo de Davi Fidelis, Hugo Hideki (Almeida Jiu-Jitsu), Daniel Navarro (Double Five), Fernando Rebello (Gracie Barra), Vagner Barbosa (Infight), João Gabriel (Double Five) e Gilvan Santos (GS Team) brilharam e saíram vitoriosos do Desafio Brasil Master e com os cinturões.
Na corrida entre os times, a Double Five ficou com o título geral por equipes. A Seleção do Mato Grosso do Sul, formada pela FSMJJ, participou do torneio com 39 atletas e garantiu um expressivo vice-campeonato. A Fábrica de Monstro BJJ, GFTeam e Infight fecharam o Top 5.
Rogério Gavazza, vice-presidente da CBJJD, comentou sobre o desfecho da temporada: “Foi um fim de semana especial e com muitas disputas em alto nível. O Brasileiro de Master foi histórico e contou mais uma vez com a parceria do CBEM, além das presenças ilustres do Mestre Oswaldo Simões (campeão mundial universitário de Judô e presidente da Associação dos Veteranos de Judô do RJ) e de Edson Campello (presidente do CBEM). Gostaria de agradecer ao Ministério da Cidadania, através da Secretaria Especial do Esporte, que tem a gestão do secretário Marcelo Magalhães e, claro, do Refrigerantes Mineirinho, pela incrível parceria de 14 anos”, disse.
Além do Pan Kids para as classes de 6-12 anos até 13-15 anos, a FJJD-Rio e CBJJD também vão distribuir passagens para o Mundial da IBJJF, nos EUA, nas categorias juvenil e adulto (faixas-azul, roxa e marrom). Já na faixa-preta, adulto e master, os campeões vão ministrar um seminário Summer Camp BJJ, na Espanha, em 2022. As premiações são iguais no masculino e feminino. Em breve, o Circuito Rio Mineirinho irá divulgar todos os premiados da temporada que se encerrou.

Nos dias 20 e 21 de julho, a Arena da Juventude, em Deodoro-RJ, será palco de dois grandes eventos de Jiu-Jitsu : o Mundial Gi & No-Gi da ISBJJA e o Mundial Novatos – destinado para faixas-branca e cinza de todas as idades. Válidos pela nona etapa do atual Circuito Nacional Mineirinho de Jiu-Jitsu, os eventos têm inscrições abertas até 12/07, no site www.isbjja.com , e vêm mobilizando diversas equipes, entre elas a Top Brother. Liderado pelo mestre Cezar “Casquinha” Guimarães, o time vive boa fase e está na reta final da sua preparação para os campeonatos, que prometem acirrar ainda mais as disputas pelo ranking. “A temporada 2024 da Top Brother tem sido muito boa até agora, com atletas somando excelentes resultados no Brasil e em outros países, como China, Estados Unidos e Alemanha, por exemplo. E estamos nos preparando para somar mais títulos no Mundial da ISBJJA e no Mundial Novatos”, projetou Casquinha, que continuou: “Vamos entrar com uma galera, com e sem quimono, muitos alunos embalados e que vão lutar por medalhas, cerca de 150 atletas. A equipe está motivada, preparada e queremos estar entre as melhores. A Top Brother sempre chega nos pódios, seja no Gi, No-Gi ou MMA, e até o final do ano vamos buscar mais títulos”. Ao final do Circuito Nacional Mineirinho, vale lembrar, serão selecionados, através do ranking, os melhores atletas. E como prêmio, eles receberão as tradicionais passagens internacionais da CBJJD. Ao todo, serão dez passagens para lutar o Europeu 2025 da ISBJJA – parte do Circuito Ibérico -, em Portugal.

Marcado para os dias 2 e 3 de março, em Angra dos Reis, no Rio de Janeiro, o Angra Summer National Open vai marcar a estreia do Circuito Mineirinho Costa Verde de Jiu-Jitsu – organizado pela CBJJD com a chancela da ISBJJA -, que ocorre pela primeira vez em 2024. O evento, que tem inscrições abertas em www.cbjjd.com.br e apoio da Prefeitura de Angra, será a primeira de três etapas que acontecerão na cidade. E após o sucesso de edições do Angra International Cup em 2022 e 2023, a expectativa é por mais um show de Jiu-Jitsu por parte dos fãs, atletas e professores da região. Líder da Giliade, o faixa-preta Mauro da Glória viu sua equipe ficar no Top 3 dos dois primeiros campeonatos da CBJJD em Angra dos Reis e quer repetir a dose neste Angra Summer National Open. “A Giliade, quando entra em uma competição, entra para ficar entre as melhores, e no Circuito Mineirinho Costa Verde não vai ser diferente. Nossos atletas já estão cientes da premiação ao fim do Circuito, animados e vamos brigar pelas passagens. Com muita humildade, queremos estar no pódio e demonstrar cada vez mais a força do nosso time”, afirmou Mauro. Ao final do Circuito Mineirinho Costa Verde 2024, serão selecionados, através de um ranking específico, os melhores da temporada. E como prêmio, eles receberão as tradicionais passagens internacionais da CBJJD. Ao todo, serão quatro passagens para lutar o Europeu da ISBJJA, nos dias 2 e 3 de novembro, em Portugal. Outra equipe que se destacou nos eventos anteriores da CBJJD na cidade foi a BTT Angra dos Reis, liderada pelo faixa-preta Reinaldo Fernandes. Segundo ele, oportunidades como essa chegam para valorizar e dar mais divulgação aos atletas locais. “Estamos empolgados e preparados para engrandecer o Angra Summer National Open com os nossos atletas dando o máximo e proporcionando um show de Jiu-Jitsu. Esse Circuito vai proporcionar para Angra mostrar os talentos que temos aqui, pois a comunidade do Jiu-Jitsu precisa de mais eventos. Eles irão trazer visualizações para futuros patrocínios, dando chance para mais atletas como Jorge Santiago (UFC) e o faixa-preta Pedro Marinho representarem a nossa cidade mundo afora”, encerrou. A segunda etapa, batizada de Angra International Cup, está marcada para os dias 13 e 14 de abril, enquanto a terceira acontecerá nos dias 27 e 28 de julho, com o Angra Winter National Open.

Marcado para os dias 3 e 4 de fevereiro, na Arena Carioca 1, Barra da Tijuca-RJ, o Rio Summer National Open – organizado pela CBJJD – vai dar início ao Circuito Nacional Mineirinho de Jiu-Jitsu em 2024 e estará repleto de novidades. As inscrições, vale citar, seguem abertas no site www.cbjjd.com.br . Entre as atrações, o Queen of Rio, desafio com superlutas, promete levantar o público presente e mostrar a força feminina na arte suave. Além disso, a Confederação está oferecendo para as mulheres inscrição gratuita na faixa preta em todas as etapas do Circuito 2023/24, assim como desconto nas faixas branca, azul, roxa e marrom (adulto e master). “A organização está selecionando meninas de várias faixas, categorias e idades para disputarem o cinturão no Queen of Rio Summer. E esse é só o começo! Queremos fazer de 2024 um ano histórico em relação à participação das mulheres no Circuito”, afirmou Rogério Gavazza, presidente da CBJJD. No sábado (3), as superlutas serão para as atletas do juvenil, adulto e master, enquanto no domingo (4), vão ser coroadas as rainhas do infantil e infanto-juvenil. Outro atrativo do Rio Summer National Open fica por conta da premiação em dinheiro para os campeões dos absolutos no adulto faixa-preta, masculino e feminino. “Vamos pagar R$ 1.000,00, em dinheiro, e a inscrição será feita no pódio, sendo somente para os atletas classificados em suas categorias de peso. A inscrição vai ser gratuita para os absolutos”, completou Gavazza. > Incentivo para as mulheres (adulto e master) Faixas-preta: inscrição grátis Faixas-marrom: 50% de desconto Faixas-roxa, azul e branca: 20% de desconto Informações para os descontos: (21) 99961 9288 – Bruno Martinelli